Paixão pela vida | Novembro Azul

Em 2003, Edgar Silva foi diagnosticado com câncer de próstata. Hoje, aos 63 anos, recebeu o diagnóstico de um tumor no pâncreas. Perseverante e motivado, ele driblou os difíceis momentos durante a luta contra a doença. Agora, em um novo tratamento, ele não desiste da batalha da vida. 

O diagnóstico 

Edgar,que perdeu o pai vítima de um câncer de próstata,procurou um especialista depois de grande insistência de seu irmão, que já enfrentava o mesmo tipo de câncer em estágio avançado. Confiante, acreditava que o resultado do exame seria o melhor. Não foi. Eletinha a doença também.

O tratamento 

Foi submetido a uma prostatectomia radical, a cirurgia de retirada da próstata. Além do procedimento, passou ainda por um tratamento de radioterapia. “O início do tratamento foi difícil, mas aos poucos fui me adaptando e aprendendo a lidar com a situação. Com o tempo, consegui aprender a conviver com as dificuldades ocasionadas pela doença. A vida continuou normal mesmo”, conta Edgar, curado do câncer de próstata

A importância do diagnóstico precoce 

Todo homem deve procurar um médico especialista o mais cedo possível quando perceber algum sintoma ou em caso de fatores de risco, como a hereditariedade, por exemplo. Após sua experiência, Edgar lembra a importância do diagnóstico precoce. “Tratar de um câncer da próstata não é fácil, mas é extremamente necessário que seja feito o quanto antes”, enfatiza. 

Além disso, alerta sobre a necessidade de realizar o exame de toque retal.  “O importante é viver. O preconceito é uma tremenda bobagem. Um exame desse não pode colocar em dúvida a masculinidade de uma pessoa. Isso não tem nada a ver”, conclui.

A importância dos amigos e da família durante tratamento 

Na época da descoberta da doença, Edgar e a família ficaram muito abalados. Ele conta que, diferentemente de hoje, as informações sobre o câncer de próstata eram restritas. Pensando na agonia de não ter conhecimento sobre a doença, ele decidiu criar um grupo em uma rede social. Era uma comunidade de discussões, troca de experiência e mensagens de incentivo. Hoje, ele mantém um grupo no Facebook. Compartilha suas experiências, notícias, ideias e, principalmente, une pessoas as pessoas para que a luta contra o câncer seja encarada com mais leveza.

Paixão pela vida

Morador de São Paulo,economista e administrador, Edgar se declara um apaixonado pela vida. Mesmo com o diagnóstico de um novo tumor, ele acredita que a família e os amigos serão fundamentais para suportar o tratamento, agora contra o câncer no pâncreas. “Sem o apoio da família e dos amigos, confesso que teria sido muito mais difícil tudo isso. Minha esposa e minhas filhas sempre me ajudaram muito. Foram muitos curativos, palavras de incentivo e demonstrações de amor. Sou muito grato pelas oportunidades que a vida tem me dado. Nem sei se sou merecedor de tudo isso. Amo a vida e quero viver muito mais“, sorri Edgar.

 

Edgar e a familia

 Edgar e a família | Foto: Reprodução / Facebook

 

LEIA MAIS SOBRE:

O EXAME TOQUE RETAL DURA APENAS 15 SEGUNDOS 

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA PRÓSTATA: ALVO DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

ESTATÍSTICAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL ALERTA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

AJUDE NA CONCLUSÃO DO INSTITUTO DO CÂNCER

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?