A Convívio

Sobre a associação

Associação de Convívio com Portadores de Câncer do Centro de Minas Gerais

A associação de Convívio com Portadores de Câncer do Centro de Minas Gerais denominada Convívio foi fundada em 25 de novembro de 2005 por um grupo de pessoas e profissionais de saúde.

Essa união tinha um sonho em comum, criar uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor e oferecer informações e conhecimentos de prevenção para a comunidade.

Desse objetivo nasceu a ideia de construir um hospital do Câncer que poderia atender a região central e vale do Jequitinhonha, facilitando o deslocamento das pessoas que enfrentavam horas de viagem até a capital mineira para realizar o tratamento.

Com isso surgiu o projeto de construção do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição.

A construção iniciou em julho de 2010, em uma localização privilegiada, a fim de facilitar o acesso dos pacientes da região. Em outubro do mesmo ano, a CONVÍVIO implantou um sistema de captação de recursos via telefone (telemarketing), com o objetivo de angariar fundos para a construção do instituto.

A conclusão desse projeto se deu em março de 2016 e segue em constante ampliação para melhor atender os pacientes. Hoje, o Instituto do Câncer, abrange mais de dez municípios e atinge uma população estimada em mais de cento e oitenta mil habitantes.

A equipe da CONVÍVIO é composta por 45 profissionais, entre as áreas administrativas, captadores (telemarketing e mensageiros), recepção e comunicação. Além do grupo de diretores e conselheiros voluntários que são em média 30 pessoas.

A CONVÍVIO conta também com uma casa de apoio que acolhe pacientes carentes de outras cidades, oferendo hospitalidade e alimentação durante o tratamento.

A infraestrutura é composta por 14 alojamentos com duas camas individuais em cada. Uma área de lazer com mesa, sofás, cadeiras e televisão, além da cozinha, banheiro e um elevador.

Missão

Promover o cuidado multidisciplinar aos pacientes em tratamento oncológico, com apoio e assistência humanizada em Curvelo e região.

Visão

Ser reconhecido a nível local e regional pela excelência na prestação de serviços, com ênfase na humanização do paciente oncológico, em prevenção, diagnóstico e tratamento.

Valores

  • Amor
  • Humanização
  • Honestidade
  • Humildade
  • Respeito
  • Comprometimento
  • Ética
  • Gratidão aos Doadores