Seguindo o internacionalmente conhecido Outubro Rosa, em que diversas ações em todo o país marcam a importância da prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é direcionando aos homens. O mês alerta para os riscos e prevenção do câncer de próstata, tipo de câncer que ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)a doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo. Ainda segundo o Instituto, esse tipo de tumor é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
O Novembro Azul foi lançado em 2008 e, segundo o oncologista Luiz Coutinho, membro do corpo clínico do Oncocentro BH, a campanha ainda é muito recente se comparada aos cuidados dedicados à mulher. Mas, mesmo como uma ação relativamente nova, já tem surtido efeito e levado uma quantidade maior de homens a procuram umespecialista. “Existe uma busca maior pelo acompanhamento oncológico, a partirdo início da campanha. É uma forma de incentivo à prevenção da doença”, explica o médico.
De acordo com o especialista, o mais importante é ressaltar a prevenção. “ Todo homem, acima de 50 anos,deve procurar o urologista para realizar o exame de rastreamento do tumor. Em caso de histórico de doença na família, a idade para o acompanhamento passa a ser aos 45 anos”, alerta.
A importância do toque retal
O toque retal é o exame feito por meio da introdução do dedo indicador do médico, revestido de luva esterilizada, no ânus do paciente, o que possibilita a verificação do reto e da próstata. Durante o procedimento é possível analisar anormalidades existentes nesses órgãos. “Hoje, a aceitação do exame é bem maior, devido à sua importância. Tumores descobertos em seus estádios iniciais tem uma taxa de cura superior a 90%, o que chama ainda mais atenção para o benefício do diagnóstico”, ressalta o especialista. Não só em novembro, mas durante todo o ano os homens devem estar atentos antesmesmo de qualquer sintoma, que pode ser aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar e presença de sangue nela.
LEIA MAIS SOBRE:
O EXAME TOQUE RETAL DURA APENAS 15 SEGUNDOS
10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA PRÓSTATA: ALVO DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL
ESTATÍSTICAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA
AJUDE NA CONCLUSÃO DO INSTITUTO DO CÂNCER