10 Coisas que Você Precisa Saber sobre câncer próstata

1. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens.

2. A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto. Participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozoides produzidos nos testículos, e envolve a uretra. Seu tamanho normal é similar ao de uma noz. 

3. Na maioria dos casos de câncer de próstata, o tumor cresce lentamente, podendo levar de 10 a 15 anos para alcançar 1cm³.

4. Em geral, o câncer de próstata é diagnosticado em homens com idade superior a 50 anos.

AAcXU6L.jpg

5. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. No entanto, fique alerta em caso de sentir dor ou queimação ao urinar, jato urinário fraco, sensação de que não urinou tudo, presença de sangue na urina ou necessidade frequente de urinar, principalmente à noite. Sintomas como esses são, geralmente, relacionados ao crescimento benigno da próstata (hiperplasia prostática), mas, também, podem ser sinais de alerta para tumores.

6. Todo homem deve consultar um médico e adotar uma rotina de exames preventivos, principalmente a partir dos 40 anos.

7. Os principais exames para diagnóstico precoce da doença são o clínico (toque retal), a ultrassonografia e o laboratorial (dosagem do antígeno prostático específico, mais conhecido como PSA).

8. Não permita que o preconceito ou o receio impeçam a realização dos exames preventivos. Eles são fundamentais para o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura e a de preservar de maneira saudável a capacidade de urinar e de ereção. 

prostata_3.jpg

 

9. A herança genética é um fator de influência significante no caso do câncer de próstata. A presença da doença em dois parentes de primeiro grau torna o risco da doença seis vezes maior que o da população em geral. 

10. Estudos sugerem que dieta rica em gorduras e carne vermelha aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata, enquanto a ingestão de frutas e vegetais e a prática de exercícios físicos oferecem proteção.

 

Fonte: A.C.Camargo Cancer Center

 

+ LEIA MAIS SOBRE:

O EXAME TOQUE RETAL DURA APENAS 15 SEGUNDOS 

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA PRÓSTATA: ALVO DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

ESTATÍSTICAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

AJUDE NA CONCLUSÃO DO INSTITUTO DO CÂNCER

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?