Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Seguindo o internacionalmente conhecido Outubro Rosa, em que diversas ações em todo o país marcam a importância da prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é direcionando aos homens. O mês alerta para os riscos e prevenção do câncer de próstata, tipo de câncer que ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)a doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo. Ainda segundo o Instituto, esse tipo de tumor é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.

O Novembro Azul foi lançado em 2008 e, segundo o oncologista Luiz Coutinho, membro do corpo clínico do Oncocentro BH, a campanha ainda é muito recente se comparada aos cuidados dedicados à mulher. Mas, mesmo como uma ação relativamente nova, já tem surtido efeito e levado uma quantidade maior de homens a procuram umespecialista. “Existe uma busca maior pelo acompanhamento oncológico, a partirdo início da campanha. É uma forma de incentivo à prevenção da doença”, explica o médico.

De acordo com o especialista, o mais importante é ressaltar a prevenção. “ Todo homem, acima de 50 anos,deve procurar o urologista para realizar o exame de rastreamento do tumor. Em caso de histórico de doença na família, a idade para o acompanhamento passa a ser aos 45 anos”, alerta.

 

A importância do toque retal 

O toque retal é o exame feito por meio da introdução do dedo indicador do médico, revestido de luva esterilizada, no ânus do paciente, o que possibilita a verificação do reto e da próstata. Durante o procedimento é possível analisar anormalidades existentes nesses órgãos. “Hoje, a aceitação do exame é bem maior, devido à sua importância. Tumores descobertos em seus estádios iniciais tem uma taxa de cura superior a 90%, o que chama ainda mais atenção para o benefício do diagnóstico”, ressalta o especialista. Não só em novembro, mas durante todo o ano os homens devem estar atentos antesmesmo de qualquer sintoma, que pode ser aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar e presença de sangue nela. 

 

Cancer

 

 

 

LEIA MAIS SOBRE:

O EXAME TOQUE RETAL DURA APENAS 15 SEGUNDOS 

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA PRÓSTATA: ALVO DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

ESTATÍSTICAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

AJUDE NA CONCLUSÃO DO INSTITUTO DO CÂNCER

  

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?