O apoio da família durante a luta contra o câncer

Afonso Filho tem 51 anos. Há três meses realizou a prostatectomia radical, cirurgia de retirada da próstata. Hoje, descreve como enfrentou o tratamento. “Agora sinto a vida com mais sabor, ela tem um significado muito grande”, conta. 

O diagnóstico: exames de rotina que mudaram a rotina

Afonso é formado em música e fisioterapia. Sempre muito dedicado as atividades físicas e a alimentação saudável. Preocupado com a saúde, mantém em dia suas consultas de rotina. Em uma de suas consultas, Afonso teve o diagnóstico de alteração nos níveis de PSA,que é uma proteína encontrada no sangue específica para a próstata. Preocupado, procurou um urologista para se certificar do motivo da anormalidade. Durante a consulta, o médico realizou o toque retal e percebeu a presença de nódulos na próstata. Em seguida, aconselhado pelo especialista, Afonso foi submetido a uma biópsia. O resultado não foi dos melhores.Ele estava com câncer de próstata. “Nesse momento o mundo parece que ficou escuro diante dos meus olhos, fiquei algumas horas meditando e buscando forças no meu interior, orando a Deus para iluminar meu caminho”, relembra Afonso. 

O tratamento: mais segurança ao lado da família 

Foram momentos difíceis durante o tratamento, Afonso relembra a insegurança vivida e conta como o apoio de sua esposa foi fundamental. “Chegando em casa conversei com minha esposa sobre o assunto. É sempre muito difícil, somos tomados por uma incerteza profunda”. 

Após recomendação médicas, era a hora da cirurgia de retirada da próstata. “Após 10 horas de cirurgia e um dia no hospital, fui para casa e iniciei a recuperação. Em 15 dias estava fazendo caminhadas no Aterro do Flamengo com a minha esposa”, conta entusiasmado.

Um longo caminho 

Afonso que sempre foi praticamente de atividades físicas sabe que a luta contra o câncer de próstata é uma maratona. “Faz três meses da cirurgia, estou fazendo acompanhamento médico. Tenho um longo caminho ainda para seguir, os tratamentos virão de acordo com as necessidades. No momento, estou no estágio de vigilância rígida”, revela.

Para Afonso, o exame de toque retal foi de extrema importância. Ele recorda que foi em uma ida ao urologista que teve a suspeita de câncer de próstata. “Foi pelo toque retal que o médico constatou a presença de nódulos. É um exame muito importante”, enfatiza. 

 

Afonso e sua familia

Afonso em um divertido momento em familia | Foto: Arquivo Pessoal

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?