O que comer?

fibrasMotivos para adicionar fibras ao prato não faltam. Esse nutriente ajuda a tratar o intestino preso, reduz o valor calórico da dieta – aumentando a saciedade -, controla o índice glicêmico, reduz o colesterol e previne contra hipertensão, obesidade, hemorróidas, úlceras, problemas cardíacos e até câncer de cólon e reto.

As fibras são classificadas entre as solúveis em água e as não-solúveis. As primeiras, por se ligarem à água, transformam-se em uma espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino. Já as fibras insolúveis como por exemplo o farelo de trigo e a aveia, na versão integral, são os verdadeiros responsáveis por regular o funcionamento do intestino.

Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a ingestão de fibras recomendada ao adulto é de 20 a 30g diariamente. Essa quantidade, porém, é consumida apenas por 32% da população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, publicada em julho de 2014. 

Quando são ingeridas com o intuito de regularizar o ritmo intestinal, há a necessidade de aumentar o consumo de água. Caso contrário, as fibras formam verdadeiras rolhas e podem agravar a prisão intestinal. 

 

 

 Confira as dicas:

 

 1-Consuma fibras  

 Sua ação mais famosa é a regulação da função intestinal e a manutenção da saúde do órgão.  Por aumentarem o volume das fezes, aceleram sua eliminação. Fibras soluvéis em água estão presentes na maioria das frutas, verduras, hortaliças e leguminosas. Já as insolúveis, em grãos e farelos integrais. Seu consumo regular aumenta o bolo fecal, acelerando o tempo de trânsito intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre) e melhorando a retenção de água.  

 

 2–Mais peixes  

Evite o excesso de carne vermelha e também o consumo de carnes processadas.  

 

3-Hidrate o corpo  

É preciso hidratar o corpo para que as fibras consumidas sejam facilmente digeridas. Sem água, as fibras viram um bolo nada digestivo e podem até prender o intestino, causando mal-estar.  

 

 4-Consuma iogurte     

O iogurte natural ou o menos industrializado possível – evite consumir os muito coloridos e dê preferência aos que têm frutas e não trazem açúcar na composição -, é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite).

 

5-Pratique exercícios físicos  

Pratique regularmente, de preferência ao ar livre. Exercícios liberam adrenalina e estimulam o funcionamento do intestino.  

 

6-Cuidado com excessos!  

Bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto, gorduras e outros alimentos considerados constipantes como o leite ou que aumentem a produção excessivas de gases. 

 

 

 
 
 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?