“A Psico-Oncologia surgiu a partir da necessidade do acompanhamento psicológico ao paciente com câncer, a sua família e à equipe que o acompanha. O papel do psicólogo em oncologia propõe o apoio psicossocial e psicoterapêutico diante do impacto do diagnóstico e de suas consequências e mostra a possibilidade de auxílio para melhor enfrentamento e qualidade de vida do paciente e de seus familiares.
Ao reconhecer que a saúde emocional é tão importante quanto à saúde física, o papel do psicólogo torna-se essencial. Diante da complexidade e variabilidade dos problemas decorrentes do tratamento oncológico, reconhecidos em diversos estudos bibliográficos, é relevante considerar não somente os aspectos clínicos, mas também os sociais, psicológicos, espirituais e econômicos associados ao câncer. A partir da interdisciplinaridade, em que diferentes profissionais estabelecem uma relação recíproca entre si e com os pacientes, há o favorecimento de intervenções técnicas e humanizadas no cuidado do mesmo, visando à reabilitação integral.
Para priorizar a qualidade e a humanização do atendimento, o Instituto do Câncer de Curvelo conta comigo, psicóloga Lívia Ap. de Oliveira Alves para auxiliar e favorecer as intervenções no cuidado com o paciente oncológico, buscando colaborar com o enfrentamento da situação de doença e tratamento.
No atendimento humanizado, é necessário ter seu olhar voltado para a angústia desses pacientes e familiares, esforçando-se para auxiliá-los a encontrar possibilidades de adaptação para melhor lidar com seus sofrimentos e atingir um equilíbrio emocional.
Percebe-se que, ao compreender a origem de seus sintomas, a ansiedade do paciente e de seus familiares diminui e ambos conseguem lidar com as mudanças de forma mais adequada, reduzindo o estresse, humor mais equilibrado, abrindo a mente e emoção para adaptação às mudanças e avistar possibilidades.”
Lívia Ap. de Oliveira Alves – psicóloga CRP 04/26139