“Claro que chorei, fiquei triste, mas não havia em mim, espaço para o medo”

Flávia Souza Quadros

Aos 25 anos, Flávia Souza Quadros recebeu uma notícia muito incomum pela idade: Um câncer de mama. Através do autoexame, ela notou um nódulo na mama direita e em 2016 iniciou em seu tratamento no Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição. “Claro que chorei, fiquei triste, mas não havia em mim, espaço para o medo. Eu me sentia forte, segura e na minha cabeça o câncer era uma doença como qualquer outra”, conta.

Com toda essa juventude, Flávia encarou e venceu! Fez cirurgia, quimioterapia, perdeu os cabelos, mas sua vitalidade foi renovada e hoje segue em acompanhamento de exames e consultas.

Quando descobriu o câncer? Eu descobri o câncer em 2016, durante o banho percebi um caroço na mama direita. Passados mais ou menos 02 meses procurei um médico para fazer um ultrassom, inicialmente o diagnostico seria um fibroadenoma, mas a indicação era que eu procurasse um mastologista devido ao tamanho do nódulo. Foi quando eu tive o primeiro contato como Dr. Jose Vicente de Barros. Realizado o auto exame a indicação seria também um tumor benigno, devido ao aspecto, a minha idade que na época era 25 anos, e não era tão comum pacientes nessa idade desenvolver câncer de mama. Foi feita uma biopsia, o resultado da mesma foi de um tumor benigno, mas ainda assim foi necessário a retirada do tumor devido ao tamanho que se encontrava. Só depois de realizado a cirurgia para retirada do tumor, e nova biopsia foi constatado que o tumor era maligno, resultante de um câncer de mama.

Como foi sua reação: O resultado já era esperado, tive algumas conversas com o Dr. Jose Vicente antes do resultado chegar e o meu resultado demorou muito, foi o último a chegar, dentre todas as pacientes que operaram no mesmo dia que eu. O aspecto do tumor apresentava características de um tumor maligno, a essa altura eu já tinha feito todas as pesquisas possíveis e conseguia enxergar essas características, então quando eu recebi a notícia eu não fiquei tão surpresa, eu já estava preparada. O Dr. Jose já havia me alertado sobre essa possibilidade, ele sempre foi muito claro comigo, o que me deu ainda mais confiança e segurança nos procedimentos realizados e me proporcionava tranquilidade para enfrentar o que estaria por vir. Claro que chorei, fiquei um pouco, triste, mas não havia em mim naquele momento espaço para o medo. Eu me sentia forte, segura e na minha cabeça o câncer era uma doença como qualquer outra.

Qual seu maior aprendizado? Eu aprendi a ver as coisas de um  outro ângulo. Eu estou lendo um livro e tem uma frase que representa muito o que eu senti “ Nada é bom ou mau”, nosso pensamento é o que o faz”  Shakespeare.  As coisas representam aquilo que você quer, e durante todo o processo o câncer representava algo muito pequeno na minha vida. A minha família, meus amigos, toda a equipe medica, todo o carinho e força que eu recebia dessas pessoas e de todas outras que eu nem conhecia representava uma força muito maior dentro de mim. Eu aprendi a dá importância ao que realmente importa, a valorizar os momentos simples com as pessoas que eu gosto, a viver um dia de cada vez respeitando aquilo que eu sento no momento.

Como foi o tratamento? O meu tratamento foi muito tranquilo, eu quase não tive reações na primeira fase da quimioterapia, ao não ser a queda do meu cabelo que ocorreu 10 dias após a primeira sessão de quimioterapia. Mas isso não foi algo que tenha me deixado desanimada ou triste, pelo contrário, eu até preferia ficar careca a usar lenço ou peruca. Eu achava que o lenço era um rótulo de que eu estava doente e eu nunca me sentir doente. Na segunda fase sentir algumas dores articulares, alergia ao corticoide, mas logo passaram.

Como está seu acompanhamento hoje? Eu tenho acompanhamento médico a cada três meses, faço todos os exames a cada seis meses, e desde então está tubo bem. Eu não tenho o que falar de todos os profissionais que me acompanham desde lá de trás, são profissionais tão humanos, sempre com tanto carinho e cuidado comigo. Eu sou muito privilegiada por todas as pessoas que estiveram comigo durante todo o processo.

Tem medos em relação a sua saúde? Como se cuida atualmente

Eu não tenho medo em relação a minha saúde, eu encaro essas adversidades que a vida nos impõe como um desafio. E eu não desisto fácil! No meu dia a dia procuro ter uma alimentação saudável, pratico atividades físicas. Cuido da minha mente do meu corpo, acho que cuidar da mente é tão importante quanto do corpo, isso reflete diretamente na forma como nos sentimos em relação a tudo que acontece a nossa volta e como reagimos a isso. Busco sempre está perto das pessoas que me fazem feliz, que me motivam e que me encorajam.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?