VOLTA POR CIMA – Depoimento da paciente Eliane Lima

VOLTA POR CIMA – Depoimento da paciente Eliane Lima

Quando as dificuldades chegam a nossa vida, temos muitas possibilidades: fugir, abandonar tudo, ficar indiferente, reclamar, revoltar… Ou dar a volta por cima. Porque sofrer por sofrer, é só sofrimento. Por outro lado, sofrer em Deus, com Ele e por Ele é um caminho excelente para ressignificar a dor, e grande oportunidade para “nascer de novo”, é uma desafiante escola.
No dia 11 de agosto de 2016, “matriculei-me” nesta escola! A “aula inaugural” foi o resultado da biópsia com diagnóstico positivo para câncer de mama. E, no dia 31 do mesmo mês, fiz a “primeira prova”: uma cirurgia de mastectomia bilateral e linfadenectomia axilar parcial, com reconstrução imediata das mamas.

Escolhi reagir com fé em Deus, confiar no tratamento e na competência da equipe do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição em Curvelo. Naquele dia 11, a oração que eu e meu esposo, Silvano Rocha, fizemos foi para: enxergar o “para quê” da enfermidade e aprender a viver o momento presente, de modo que a graça de Deus não passasse em vão por nossas vidas. 
Só pela notícia de submeter-me a uma cirurgia que duraria em média cinco horas e com anestesia geral, já foi uma apreensão. Eu nunca havia sequer ficado internada! Pedi a Deus mais vida e que aumentasse a fé, força, discernimento e sabedoria para enfrentar, suportar e vencer. Não só a cirurgia, mas tudo. Dar a volta por cima!

É uma “escola exigente”! Após as cirurgias, por exemplo, meus braços ficaram limitados por um tempo, porque eu precisava evitar determinados movimentos. Cheguei a depender fisicamente de ajuda para: alimentar, tomar banho, vestir, fazer os curativos… Mas, o apoio da família e amigos é o grande diferencial na recuperação! Até os efeitos colaterais se tornam leves.

Também trouxe segurança saber da qualidade da equipe de profissionais e da estrutura física do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição. Além da cirurgia, exames, como mamografia e ‘core biopsy’ e a quimioterapia, que comecei, tão logo havia recuperado dos procedimentos cirúrgicos; as consultas médicas e o acompanhamento psicológico, tudo recebo lá. Foram apenas 20 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento.
Em tudo fui e tenho sido muito bem orientada pelos médicos, enfermeiras, terapeuta natural, psicóloga… Enfim, todos os profissionais são acessíveis, tem conhecimento e segurança nos procedimentos; e promovem um atendimento humanizado. Sinto-me cuidada como se por minha própria família, em casa. Isto na vida do paciente faz muita diferença!

Atualmente, sigo com o tratamento oncológico. O sofrimento, a enfermidade, as dores passam… Tudo passa, só não passa o Amor de Deus, que se manifesta especialmente no cuidado de todos para comigo. Aproveito para agradecer à equipe da Convívio e do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição por salvarem minha vida e a de tantos outros pacientes. Gratidão especial a você, doador, responsável por manter funcionando tão importante obra com sua contribuição! Deus lhe pague!

Eliane Lima – paciente do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição


Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?