A radioterapia do Instituto do Câncer foi inaugurada em janeiro de 2019 e, no momento, está em processo de autorização e liberação junto aos órgãos competentes, os quais realizarão vistorias e o credenciamento no Sistema Único de Saúde – SUS. A previsão de início dos tratamentos é para o segundo semestre desse ano.
O Dr. Felipe Telles é o médico responsável pela Radioterapia do Instituto e explica seu funcionamento e os benefícios.
O que é a radioterapia?
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes, que são um tipo de energia para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.
Quais os benefícios da Radioterapia?
A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou até mesmo curada.
Quando não é possível conseguir a cura, a radioterapia auxilia na melhora da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando conforto aos pacientes.
Em alguns casos a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia. Mas depende de uma série de fatores e da evolução da enfermidade.
