“Você vivenciou um percurso único até aqui. E encontrou força, coração e esperança. Ao tocar o sino, sinta-o vibrar. Essa vibração trará ao seu coração motivação e alegria. É o som da VITÓRIA. Hoje é dia de celebrar a vida!’’
Com essa mensagem, Roberta Nunes Macedo, de Três Marias, e Deusana Ferreira da Silva, de Morro da Garça, tocaram as três badaladas do Sino da Superação; momento único e tão esperado pelos pacientes do Instituto do Câncer.
Roberta quis promover, além de uma despedida, uma ação solidária que, junto aos amigos e familiares, arrecadou alimentos e fraldas para doar à Convívio. Segundo ela, uma retribuição por todo carinho recebido no hospital.
Como foi descobrir que estava com câncer?
Abriu-se um buraco sem fim. Chorei, ou melhor, minha família e eu choramos muito. Eu pensava que a minha vida estava acabando. Comecei a pensar na vida, nos meus erros, em tudo o que já tinha feito e, agora, receber essa doença.
Desespero total juntamente com o medo. Mas aos poucos fui entendendo que eu fui escolhida para passar por isso. As coisas foram se encaminhando e Deus mostrando os caminhos que eu e minha família tínhamos que percorrer para vencer.
O que você acredita ter sido decisivo para você vencer?
Minha FÉ e minha DETERMINAÇÃO. Acredito que foi o ponto chave para aceitar a doença.
O que você diria para ajudar alguém que descobriu agora que está com câncer?
Eu dizia para mim mesma: “VOU VENCER ESSA DOENCA. ELA NÃO SERÁ MAIS FORTE DO QUE EU”. Então, eu digo: Tenha confiança. Você é muito mais forte que imagina!
