Tratamento para câncer de pele

O tratamento para o câncer de pele deve ser orientado por um oncologista e, por isso, é recomendado que seja feito em centros hospitalares especializados em câncer, como o INCA, por exemplo.

 Geralmente, o tratamento para câncer de pele varia de acordo com o tipo de tumor, tamanho, localização e profundidade do câncer, no entanto, também pode ser diferente conforme a idade do paciente e seu estado de saúde geral.

 No entanto, na maioria dos casos, o tratamento é iniciado com cirurgia para retirar o tumor e o máximo de células cancerígenas possível que se possam encontrar nos tecidos em volta. Depois, pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia dependendo do tipo e câncer e seu tamanho.

 Tratamento para câncer de pele melanoma

O tratamento para câncer de pele do tipo melanoma, normalmente, deve ser feito sempre com radioterapia e quimioterapia após remoção do tumor maligno com cirurgia, pois este tipo de câncer apresenta grande velocidade de crescimento, afetando facilmente outros tecidos.

 

tratamento

Assim, os tratamentos mais utilizados no caso de melanoma incluem:

Quimioterapia: consiste no uso de comprimidos ou remédios diretamente nas veias para eliminar as células cancerígenas que não foram retiradas com a cirurgia, mas pode causar queda de cabelo. Veja como fazer o cabelo mais rápido.

Radioterapia: utiliza raios X diretamente sobre a lesão na pele para eliminar as células tumorais restantes;

Terapia biológica: são remédios, como Interferon ou Ipilimumab, que ajudam a fortalecer o sistema imune para que seja capaz de eliminar mais células cancerígenas;

Porém, o melanoma é o tipo de câncer mais grave e, por isso, nem sempre é possível atingir a cura, especialmente quando o tumor é identificado numa fase muito avançado. Ainda assim, estes tratamentos ajudam a reduzir os sintomas e a aumentar a expectativa de vida dos pacientes.

 

Tratamento para câncer de pele não melanoma

O tratamento para câncer de pele do tipo não melanoma pode ser feito apenas com a cirurgia, dependendo do grau de evolução da doença. Neste tipo de câncer podem ser utilizadas vários tipos de cirurgia, que incluem:

Cirurgia micrográfica de Mohs: é utilizado especialmente para câncer de pele no rosto, pois é feita para retirar finas camadas de pele até retirar todas as células cancerígenas. Desta forma é possível evitar retirar muito tecido saudável e deixar cicatrizes muito grandes;

Cirurgia para remoção simples: é o tipo de cirurgia mais utilizada, na qual se retira toda a lesão causada pelo câncer e algum do tecido saudável em volta;

 

Cirurgia

Eletro-curetagem: o tumor é retirado e depois é aplicado uma pequena corrente elétrica para para o sangramento e eliminar algumas células cancerígenas que possam ter ficado na pele;

Criocirurgia: é usado em casos de carcinoma in situ, no qual a lesão se encontra bem delimitada, sendo possível congelá-la até eliminar todas as células malignas.

Além disso, caso o câncer se encontro muito avançado, em alguns casos, pode ainda ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia durante algumas semanas para eliminar as restantes células cancerígenas que não forma removidas na cirurgia.

 

Sinais de melhora do câncer de pele

Os sinais de melhora do câncer de pele podem surgir logo após a cirurgia e incluem diminuição das lesões e não aparecimento de novas lesões.

 

Sinais de piora do câncer de pele

Os sinais de piora do câncer de pele são mais frequentes quando o tratamento não é iniciado a tempo ou se encontra em uma fase muito avançado, podendo incluir surgimento de novas lesões na pele, dores no local afetado e cansaço excessivo, por exemplo.

Fonte: Portal Tua Saúde

LEIA MAIS SOBRE:


OS MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE PELE

DEZEMBRO LARANJA: COMBATE E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

TIPOS DE CÂNCER DE PELE

COMO PREVENIR O CÂNCER DE PELE

O SOL, O CÂNCER DE PELE E COMO SE PROTEGER

 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?