Oncologista dá 10 dicas de hábitos saudáveis que ajudam na prevenção.
Ano Novo, novas promessas, novos objetivos, mas o que de fato o brasiliense pode fazer para poupar a sua saúde em 2020 e prevenir o câncer no futuro? De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos. Essa doença tem uma alta chance de cura se detectada precocemente e tratada adequadamente.
Segundo a oncologista da Oncoclinicas Brasília, Andréa Farias, o estilo de vida moderno, com pouco exercício físico e a ingestão exagerada de fast-food, são fatores que colaboram para o desenvolvimento da patologia. “Manter o organismo em equilíbrio diminui radicais livres, resposta inflamatória e consequentemente danos ao DNA que poderiam causar mutações celulares e câncer. Há vários estudos que indicam que uma vida saudável melhora e fortalece nosso sistema imunológico nos tornando mais hábeis para combater células danificadas. Também tem vários estudos que comprovam a diminuição da incidência e prevalência das neoplasias em pessoas que praticam exercícios físicos”, afirma a médica da Oncoclinicas Brasília.
Como prevenir é melhor do que remediar, a oncologista listou 10 dicas de hábitos saudáveis para que você possa seguir a partir de agora:
1. Não fume: o tabagismo está relacionado aos cânceres de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
2. Evite excessos: bebidas alcoólicas, açúcares, sal, gorduras e carne vermelha.
3. Invista em uma dieta saudável: rica em verduras, legumes e frutas.
4. Fast Food: evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes.
5. Sexo: use Camisinha.
6. Vacine-se: Hepatite B e HPV.
7. Proteja sua pele: use protetor solar.
8. Pratique atividades físicas: a recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos diariamente.
9. Check-up médico: mantenha-se atento à sua saúde e procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.
10. Rastreamento do câncer: engloba uma série de exames para o diagnóstico de lesões em fase pré-maligna, em pessoas que não têm nenhum.
Fonte: Jornal de Brasília