Fique em casa se possível, evite aglomerações, lave bem as mãos, use álcool em gel, mantenha distância com segurança das pessoas, essas entre outras dicas todo mundo já decorou. E o que mais podemos acrescentar de importante a população?
Os pacientes oncológicos estão no grupo de risco de contágio, devido a queda de imunidade por causa do tratamento, então o cuidado com essas pessoas devem ser redobrados durante o momento.
O Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição mantém seu atendimento com as devidas precauções e reforçando as dicas de segurança para o bem-estar dos pacientes. “Quem trata um tumor não pode parar, pois as consequências podem ser maiores. A doença pode evoluir e assim agravar o quadro de saúde do paciente. Os cuidados contra o COVID-19 estão sendo tomados, mas a orientação é continuar o tratamento. Os pacientes em seguimento oncológico estão sendo avaliados individualmente ,quando não há prejuízo ao tratamento, são remarcados a fim de evitar uma exposição desnecessária ao risco de contrair o vírus. O telefone da equipe encontra-se à disposição para sanar todas as dúvidas”, completa a oncologista Dra. Pollyanna Rocha.
O paciente Renato de Abreu Costa, 69 anos, de Corinto, que enfrenta um câncer próstata, demonstra preocupação sobre o momento, mas, ao mesmo tempo, agradece por poder continuar seu tratamento. “É assustador demais, estou de quarentena total e saio somente nos dias de radioterapia. O hospital está nos tranquilizando bastante, oferecendo todo suporte e informações sobre as formas de cuidados. E graças a Deus e aos doadores, o tratamento e a realização dos procedimentos estão mantidos para o bem da nossa saúde”, finaliza.
