Meu nome é Luana Mariza de Ávila, tenho 32 anos e nasci e moro em Diamantina. Sou auxiliar de Secretaria no Colégio Diamantinense e curso Pedagogia. Tenho dois filhos, Pedro Henrique, 12 anos e Bernardo, 10 anos e minha paixão é pedalar!
1) Como reagiu a notícia do diagnóstico?
Apesar do histórico da minha família ser marcante, avó materna, mãe e irmã, diagnosticadas com câncer de mama, eu não esperava passar por isso. Mas independente disso, encarei a doença e meu tratamento e sigo de cabeça erguida, com a certeza de que essa é apenas mais uma fase da minha vida que logo vai passar.
2) Onde buscou forças para enfrentar a doença?
Minha fé cresceu e fortaleceu, permitindo que eu esteja mais perto de Deus. Minha família está comigo a todo momento. Meus filhos continuam a sorrir e me amar como antes. Meus amigos, se antes eram poucos, triplicaram. A força, a garra, a vontade de viver, vem de dentro, é inexplicável.
3) Ao tocar o sino, como foi a sensação?
Minha sensação foi de gratidão a Deus, ao Instituto do Câncer – médicos, enfermeiros, equipe de atendimento e companheiras de tratamento – a minha família, amigos e equipe do meu local de trabalho. Enfim, sensação de dever cumprido.
4) Quais os próximos passos a partir de agora?
Agora estou em fase se recuperação da quimioterapia. Em março está prevista a mastectomia bilateral e radioterapia. E, depois, trabalhar, pedalar e novos sonhos realizar.
5) Como era a Luana antes do câncer e agora depois? Se sente diferente?
Fazemos planos e preocupamos demais com o amanhã e com coisas as vezes desnecessárias. Corremos demais..brigamos demais…reclamamos demais… ESSA ERA EU! Hoje percebo que o essencial é viver o presente intensamente. Ame mais, perdoe, divirta-se, sorria, seja otimista tenha coragem, FAÇA O BEM E SEJA FELIZ!
