Pais de Superação: Pai cria jogo emocionante para homenagear filho vítima de câncer

Joel tinha apenas 1 ano de idade quando foi diagnosticado com câncer terminal no cérebro. Enquanto tentava pronunciar suas primeiras palavras e dava seus primeiros passos, os pais Ryan e Amy Green comemoravam, com lágrimas de tristeza nos olhos. Eles sabiam que esses primeiros seriam também alguns dos últimos passos e palavras que o garoto daria. A morte de Joel, apesar de todos os cuidados e tratamentos, era questão de meses.

Ryan, que é programador, teve a ideia de documentar a vida da família em um jogo de videogame. Enquanto que a maioria dos games tratam de morte e ação, este seria um título documental, que mostraria de perto como era viver com a iminência da morte de um filho pequeno. “Enquanto que nós sabíamos que um livro sobre ele iria ajudar você a imaginar a situação e um filme sobre Joel pudesse deixar você enxergá-la, nós decidimos fazer um videogame, por mais estranho que pareça, porque iria permitir que você vivenciasse o que era amá-lo ou apenas sentar e brincar com ele“, contou Amy ao Daily Beast.

Para Ryan, debruçar-se sobre um projeto como este era uma forma de garantir todas as memórias sobre Joel. “Eu tinha medo de me esquecer dele“, afirmou. O jogo, intitulado “The Dragon, Cancer” (“Aquele Dragão, o Câncer”, em português), não tem um objetivo fixo e não permite que Joel se salve: é uma experiência intensa e emocionante de aproveitar cada momento com a consciência plena de poder ser o último.

O processo de criação do jogo foi documentado por Malika Zouhali-Worrall e Davod Osit em Thank You for Playing (“Obrigado por jogar”, em português). As questões éticas e decisões de rumo do jogo discutidas com Amy e os outros três filhos do casal fazem muitos ciscos caírem nos olhos, bem como os momentos em que Joel é mostrado no dia a dia com a família.

Com gráficos simples, um gameplay bastante básico e sem a chance da vitória, “That Dragon, Cancer” é a vida documentada e vista em primeira pessoa, que promete deixar qualquer um com o coração despedaçado e manter viva a memória de Joel, que superou as expectativas médicas diversas vezes, mas faleceu aos 4 anos. 

Foto

 

 

Fonte: Hypeness

Saiba como ajudar na construção do Instituto do Câncer de Curvelo. 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?