O USO DE MEDICAMENTOS COM SEGURANÇA

Quem nunca esqueceu de tomar um medicamento e tomou duas doses de uma vez só? Quem nunca tomou um remédio indicado pela avó? O uso de medicamento é de extrema responsabilidade e deve ser utilizado com segurança e prescrição correta. E esse foi o tema abordado pelo farmacêutico Alexandre Filho, no encontro de julho do Grupo de Convivência Convívio, realizado na última terça-feira.

Desmistificando o conceito sobre quimioterapia, o farmacêutico explicou que o uso de qualquer substância química para cura de alguma doença, se trata de uma quimioterapia, e que esse conceito não é exclusivo somente para o tratamento de câncer.

O uso de medicamentos sem orientação médica é algo de risco para a vida do paciente. Por exemplo, a dor de cabeça pode ser resolvida com a automedicação, mas o médico ou farmacêutico deve orientar qual é o mais indicado principalmente para os grupos de risco, como idosos e crianças. Com isso, as informações dadas pelo médico, orientações do farmacêutico e a leitura da bula contribuem para que o paciente saiba e conheça os possíveis efeitos colaterais que o remédio pode causar.

No caso de medicamentos orais, o uso correto é sempre tomá-lo com água, sobre a utilização de consumi-lo em jejum ou não, também vai de acordo com o remédio. O medicamento é um utensílio para ajudar amenizar dores e curar doenças. Atuando internamente no nosso organismo e auxiliando no combate e prevenção. Desta forma, há grande responsabilidade no consumo, pois, aquilo que pode te ajudar, pode acabar te prejudicando.

O Grupo de Convivência Convívio acontece mensalmente e é promovido pela Convívio e o Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição. Os participantes são pacientes e familiares, colaboradores e voluntários que se reúnem e juntos encontram lazer, diversão e conhecimento para automotivação e fortalecimento da saúde.

 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?