Mastectomia: o que é, e quando é indicada?

A mastectomia é um procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas, recomendada para o tratamento do câncer nos casos em que a preservação da mama não é oncologicamente segura.

É importante esclarecer que o padrão de tratamento do câncer, quando possível, é a cirurgia conservadora da mama complementada por radioterapia. Preservar a mama significa causar menos danos físicos e emocionais às pacientes, sem prejuízo da sobrevida.

Segundo o Dr. José de Barros, mastologista, a cirurgia é umas das opções de tratamento, e no Instituto do Câncer, a reconstrução mamária, sempre que possível, é feita no mesmo momento da mastectomia, ou seja, é imediata. Já para a reconstrução tardia, o momento pode variar de acordo com as características de cada caso – “A segurança oncológica é prioritária, e deve ocorrer paralelamente à preservação da qualidade de vida das pacientes com câncer de mama”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?