Julho Verde: conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP dá início neste mês à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, denominada “Julho Verde”, de conscientização da população para os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool. Quando associado, o consumo dessas substâncias multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

“Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente”, explica o cirurgião Rogério Dedivitis, presidente da SBCCP.

Segundo ele, também é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores habituais de bebidas alcóolicas.

Várias ações de conscientização estão ocorrendo em todo o país, no sentido de alertar a população para a prevenção, sintomas e tratamento da doença. A ideia é que o ‘Julho Verde’ passe a integrar o calendário oficial de campanhas de saúde pública. 

A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço se inicia nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da região.


Fatores de Risco

Os fatores de risco mais importantes para o câncer de cabeça e pescoço são o consumo de álcool e o tabagismo, representando 75% dos casos. Estes fatores de risco são particularmente importantes para os cânceres da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. As pessoas que consomem tabaco e álcool têm maior risco de desenvolver esses tipos de câncer do que as pessoas que usam álcool ou tabaco isoladamente. O uso de tabaco e álcool não são fatores de risco para o câncer de glândulas salivares.

A infecção com o vírus do papiloma humano (HPV) é um fator de risco para alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço, como o câncer de orofaringe, que envolve particularmente as amígdalas ou a base da língua.

A reabilitação e acompanhamento regular são partes importantes do tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço.


Sintomas:

Os sintomas típicos dos tumores de cabeça e pescoço incluem aparecimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alteração ou rouquidão na voz.

Cavidade Oral – Uma mancha branca ou vermelha na gengiva, língua ou no revestimento da boca; inchaço da mandíbula tornando as dentaduras desconfortáveis; e hemorragias ou dor na boca.

Faringe – Dificuldade para respirar ou falar, dor ao engolir, dor no pescoço ou garganta que não cessa, dores de cabeça frequentes, dor ou zumbido nos ouvidos ou problemas de audição.

Laringe – Dor ao engolir ou dor de ouvido.

Seios Paranasais e Cavidade Nasal – Seios paranasais obstruídos, infecções crônicas que não respondem ao tratamento com antibióticos, sangramento pelo nariz, dores de cabeça frequentes, inchaço nos olhos, dor nos dentes superiores ou problemas com as dentaduras.

Glândulas Salivares – Inchaço sob o queixo ou ao redor do osso maxilar, dormência ou paralisia dos músculos da face, dor na face, queixo ou pescoço que não melhora.

 

Fonte: SBCCP e Oncoguia

 

Saiba como ajudar na construção do Instituto do Câncer de Curvelo. 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?