Inspiração: Neguinho da Beija-Flor está curado do câncer.

Boas notícias que inspiram: Neguinho da Beija-Flor está curado do câncer.

Uma das vozes mais conhecidas do carnaval brasileiro, Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis desde 1976, emocionou o país quando descobriu que estava com câncer de intestino. Na época, prestes a se tornar pai da filha temporã com a sua companheira Elaine Reis, então grávida de sete meses, decidiu tornar pública sua história e comemorar a vida. Enfrentou o tratamento e casou-se em plena Avenida Marquês de Sapucaí, a Passarela do Samba, na madrugada da segunda-feira de carnaval de 2009. A pequena Luiza Flor, já com cinco meses, acompanhou a cerimônia realizada por um juiz de paz pouco antes de Neguinho desfilar puxando o samba da azul-e-branco em cima do carro de som. “O mais sensacional é que me casei diante de um milhão de telespectadores e de cerca de cem mil convidados”, disse à época Neguinho, que aproveitou as entrevistas para falar sobre a importância da prevenção do câncer

A doença levou o cantor, nascido Luiz Antônio Feliciano Marcondes e desde 2008 rebatizado oficialmente como Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes, a diminuir o ritmo de trabalho, adiar planos profissionais e refletir sobre a vida. Hoje, Neguinho se diz uma pessoa de mais fé. Quando fala das motivações que o fizeram ter forças para enfrentar o tratamento, o intérprete, que assistiu ao parto de sua filha, cita a importância de se dedicar e dar valor às pequenas coisas da vida. “Fui operado no dia 23 de julho e minha filha nasceu no dia 15 de setembro. Para enfrentar o câncer, é preciso estar envolvido apenas com sentimentos e experiências positivas, como um casamento, o nascimento de um filho, a vitória do seu time de coração, estar com os amigos. Tudo isso ajuda a superar o período de tratamento”, avalia o cantor.

Perseverança, coragem e força para enfrentar e acreditar no tratamento e seguir todas as orientações médicas são as recomendações do músico. “Em aproximadamente um ano, fui submetido a uma cirurgia que retirou 40 centímetros do meu intestino, 53 sessões de radioterapia e 12 de quimioterapia”, relata. O cantor conta que o depoimento de pessoas que enfrentaram e superaram tumores ainda mais graves e que o relato de pacientes também famosos, como Ana Maria Braga, lhe deram força para continuar o tratamento. A doença foi descoberta em junho de 2008, quando Neguinho da Beija-Flor tinha 58 anos. “Em aproximadamente um ano, fui submetido a uma cirurgia que retirou 40 centímetros do meu intestino, 53 sessões de radioterapia e 12 de quimioterapia

O cantor foi alarmado por um sangramento e levado pela mulher ao proctologista. “O médico detectou um tumor maligno de intestino, que já estava lá havia, pelo menos, dois anos”, conta o intérprete. Foi preciso operar o mais rápido possível. “O tumor dele é classificado como estágio 3, quando já ultrapassa a mucosa e vai até junto da parede do intestino, sem atingir órgãos vizinhos”, explica João de Aguiar PupoNeto, cirurgião colorretal que tratou Neguinho desde o início da doença. O médico acompanhou o paciente na avenida. “Me emocionou muito o fato de Neguinho, ainda fazendo quimioterapia, sair na escola de samba. Fui no carro de som com ele e foi emocionante, porque toda a avenida o homenageou”, diz. “Ele teve muita coragem para fazer isso, dando todo o gás dele ali”, relembra Pupo-Neto. Foram muitas as homenagens. 

k

 

Em fevereiro de 2009, o intérprete também recebeu o carinho da escola de samba Vila Isabel, que preparou uma festa para ele na quadra da agremiação. E foi às lágrimas durante um programa de TV gravado na Cidade do Samba, que reuniu sambistas como Arlindo Cruz, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho. Não é difícil imaginar o quanto a vida do cantor mudou após o diagnóstico. Neguinho da Beija-Flor reconhece que, durante o enfrentamento da doença, chegou a pensar que não cantaria mais na Marquês de Sapucaí. “O câncer é assustador. A palavra câncer é assustadora. Quando recebi o diagnóstico, meu mundo caiu, tombou. Pensei: vou morrer”, desabafa o cantor, que teve que cancelar shows no Brasil e na Europa por conta da doença. “Eu corria o risco de não poder cantar. Fui ao desfile oficial com o meu médico ao lado. Graças a Deus, tudo correu bem. Não fui ao desfile das campeãs, porque meus médicos proibiram”, lembra.  

Com a progressão do tratamento, Neguinho percebeu que, apesar da agressividade do câncer, havia esperança. O intérprete tornou pública a sua doença motivado por outras personalidades. “Me inspirei na experiência da Patrícia Pillar, uma pessoa pública, que serviu de exemplo para todos e contribuiu para a recuperação de muitos pacientes”, considera. E isso é o que vem acontecendo. Neguinho da Beija-Flor conta que, hoje, encontra pessoas que estão com a mesma doença e que perguntam sobre os sintomas. “É importante esclarecer, porque às vezes as pessoas são salvas sem precisar se submeter à cirurgia”, alerta o cantor. Como não sentia dores ou nenhum outro sintoma, Neguinho da Beija-Flor acredita que tenha sido esse o motivo para o diagnóstico da doença já em estágio avançado. “Justamente por isso o câncer de intestino é traiçoeiro. Ele mata porque a pessoa não sente dor, não sente nada”, avalia

A nova fase de Neguinho da Beija-Flor 

Frequentemente, Neguinho concede depoimentos sobre sua experiência a emissoras de rádio e televisão. Nas ruas, é reconhecido por pacientes que afirmam tê-lo como exemplo de recuperação. “Já ouvi o relato de pessoas que reconheceram os sintomas do câncer de intestino ao assistirem às minhas entrevistas. Elas dizem: ‘Você salvou a minha vida, tenho certeza de que também vou me curar’. E isso é muito bom”, declara o cantor, emocionado. Por duas vezes, o intérprete foi padrinho da campanha Laços de Esperança, promovida pela Associação Brasileira do Câncer e pela Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino. Neguinho da Beija-Flor permanece em acompanhamento médico. Faz consultas regulares com o proctologista e é adepto da medicina ortomolecular. “Como não uso nenhum tipo de droga, álcool ou cigarro, isso ajudou muito”, avalia. E completa que segue à risca a recomendação médica de evitar carne de porco – sua única restrição alimentar. Concluído o tratamento, Neguinho da Beija-Flor retomou a vida profissional, iniciada no bloco Leão de Iguaçu, em 1970, com o lançamento do CD e DVD Nos Braços da Comunidade – Ao Vivo, gravado na quadra da Beija-Flor, em 2009. O projeto havia sido adiado pela doença e trouxe ao cantor novamente a alegria de viver. Sua agenda de shows no Brasil e na Europa voltou a ficar lotada. 

O compositor, que durante o tratamento chegou a cantar por apenas 20 minutos, porque se cansava com facilidade, acredita ter retomado o fôlego para soltar a voz na avenida por três horas seguidas. Tudo para ver sua Beija-Flor novamente campeã. O Carnaval de 2011 trouxe novas emoções ao intérprete. Sua escola voltou a ganhar o título de campeã e, desta vez, tendo seu filho JR Beija-Flor como um dos compositores do samba-enredo em homenagem a Roberto Carlos. Alegria em dose dupla: além de cantar a composição do próprio filho, Neguinho da Beija-Flor homenageou um ídolo. Pai de quatro filhos e avô de quatro netos, aos 61 anos, 35 deles dedicados à Beija-Flor de Nilópolis, Neguinho é exemplo de superação.

Fonte: Inca

Em uma nota publicada em seu Facebook nesta terça-feira, dia 23, o cantor de 59 anos confirmou a boa notícia e alegrou os vários fãs que se preocupam com seu estado de saúde. Confira a nota na íntegra:

“Gostaria de compartilhar com todos meus amigos e fãs, a notícia que acabei de receber que, como mostraram os resultados dos exames que fiz nessas duas semanas, foi que não existe mais o câncer em meu organismo. Agradeço primeiramente a Deus, que me acompanhou e continua acompanhando por todo tempo. A minha esposa Elaine Reis Marcondes, pela força, garra, determinação, fé, companheirismo e amor. A minha irmã Tina Marcondes, com suas orações e força. A Drª Mônica Shaun e Drº Puppo, que me acompanham desde o início, com sua dedicação. E a todos os meus parentes, filhos, amigos, fãs que oraram pela minha recuperação”.

Fonte: Correio do Estado

Saiba como ajudar na construção do Instituto do Câncer. 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?