Cigarro e álcool aumentam chances de câncer de cabeça e pescoço

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) mostram que o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas pode aumentar em 20 vezes as chances de uma pessoa desenvolver os cânceres de cabeça e pescoço.  Segundo a entidade, 75% dos casosda doença se manifestam em homens, principalmente em pacientes acima de 50 anos.

Alexandre Ribas

O médico oncologista Alexandre Ribas de Carvalho explica que, entre os principais tipos de câncer de cabeça e pescoço, estão o de boca, faringe, laringe e tireóide. ” A doença tem grandes chances de cura, como em diversos outros tipos de câncer, se diagnosticada em fase inicial. Tumores pequenos apresentam taxa de cura acima de 90%, já em tumores de dimensões maiores as taxas de mortalidade são altas”, alerta o médico.

É preciso estar alerta aos cuidados e sinais da doença. 

Sintomas e Prevenção 

Os cânceres de cabeça e pescoço apresentam sinais e sintomas semelhantes aos de  processos infecciosos, o que pode dificultar o diagnóstico: nódulos, feridas, manchas naboca, dores de garganta, dificuldades para engolir e rouquidão. A grande diferença é a duração aumentada. 

A possibilidade de prevenção desses dois tipos de cânceres é alta, pois a ocorrência está, em grande parte dos casos, ligada ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool. Ações como não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas são fatores importantes para se reduzir os riscos da doença.

Lembre-se também que consumir alimentos com pouca gordura e ricos em fibras ajuda a evitar o desenvolvimento de tumores. 

“É muito importante que haja conscientização para evitar o tabagismo e o etilismo. Os pacientes devem se atentar aos sintomas e procurar imediatamente o atendimento médico em caso de persistência dos sintomas. O diagnóstico precoce é nosso maior aliado. Iniciar o tratamento antecipadamente significa menor agressão ao paciente e maiores índices de cura”, diz o oncologista. 

Julho Verde 

O Julho Verde foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Em 2015, pela primeira vez, é lembrado como mês de combate a esses tipos de câncer. Durante todo o mês estão sendo realizadas campanhas de conscientização sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, dicas de prevenção e alertas sobre a doença.

 

Saiba como ajudar na construção do Instituto do Câncer de Curvelo. 

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?