Cientistas descobrem método para detectar célula de câncer metastático

Implante feito de biomaterial é capaz de capturar células de metástase. Exame em paciente com implante detecta metástase precocemente

Pesquisadores desenvolveram um método para a detecção precoce de células de câncer metastático em animais, uma descoberta que pode ajudar a retardar a progressão do câncer – informou nesta terça-feira (8) a revista científica britânica “Nature Communications”.

A metástase é um conjunto de células cancerosas que são derivadas a partir de um órgão afetado por um tumor primário e que migram pata outro membro.

Os órgãos mais frequentemente acometidos por metástases são o fígado, os pulmões, o cérebro e os ossos.

Esta extensão geralmente não é um bom sinal, já que normalmente é detectada num estágio avançado e muito difícil de atacar.

Os pesquisadores já trabalham em exames de sangue para prever o risco de um movimento desfavorável em certos tipos de câncer, devido à presença de células tumorais circulantes (CTC).

Mas como estas células são extremamente raras e difíceis de detectar, um grupo de pesquisadores norte-americanos dirigido por Lonnie D. Shea criou um implante feito de biomaterial capaz de capturar células metastáticas em animais de laboratório às quais os pesquisadores haviam inoculado um câncer de mama metastático.

Metástase é detectada precocemente

“Nós combinamos isso a um sistema de análise de imagens que nos permite detectar a presença de células cancerígenas no implante, o que nos permite detectar de maneira precoce as metástase“, informou Shea à AFP.

Este procedimento deve, segundo ele, fornecer “uma janela de oportunidade para tratar as metástases enquanto o paciente ainda está em boa saúde e com poucas células cancerígenas”.

Ele espera que estes testes clínicos possam ser realizados na Universidade de Michigan, já que os procedimentos de fabricação dos biomateriais necessários já foram identificados e o financiamento é garantido.

“Não há razão para pensar que este sistema não funcionaria nos seres humanos, mas nós ainda precisamos provar isso”, acrescentou, sem excluir que alguns “detalhes” ainda possam evoluir no futuro.

 

Fonte: G1

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?