Muitos dias foram difíceis, mas isso nunca me tirou essa vontade imensa de viver e seguir em frente.

Ana Paula Mourthe

Ana Paula Mourthe, 47 anos – Uma vencedora

Meu mundo desestruturou em outubro de 2019, quando mediante um diagnóstico de câncer me deixou sem reação por alguns dias. Tirou minha paz!

Foi então, que fui “chamada” a voltar a realidade e tomar uma decisão: me entregar ou encarar e aprender o que esse laudo queria me ensinar. E eu decidi AMAR A VIDA e seguir cada passo que deveria ser dado.

Muitos dias foram difíceis, mas isso nunca me tirou essa vontade imensa de viver e seguir em frente.

A queda dos cabelos é algo esperado, porém o que mais me assustou foi minhas sobrancelhas e cílios, foi como perder minhas feições. Se as pessoas soubessem como é difícil escutar “Cabelo cresce”, não falaram isso jamais. Fato, eles crescem. Mas há muito mais por trás dos cabelos. A imagem de uma cabeça raspada é externa, mas dentro de nós há um turbilhão de sentimentos e emoções. Uns aceitam, outros nem tanto, mas é um processo de compreensão ao “novo” que nos chega a todo momento.

APRENDIZADOS

O câncer é um grande professo, ele é capaz de despertar um novo olhar para si mesmo e se assim você aprende a se colocar em primeiro lugar. É uma virada na vida, é entender o quanto somos frágeis e se faz necessário ao sendo de urgência para vivermos bem e hoje. Amanhã, ah o amanhã, não temos garantia. O que temos é o hoje com muitas possibilidades e a escolha está em nossas mãos, de como queremos viver cada dia.

Ana Paula antes do câncer e depois do câncer?

Ana Paula antes do câncer! Vixe! Isso mesmo, vixe!

Nunca teve tempo para ela mesma, vivia achando que era a “salvadora do mundo” e esquecia de salvar a si.

Cheguei a pesar 174kg, engolindo “sapos” e alimentos que me traziam falso preenchimento. Deixava tudo para amanhã. Amanhã eu começo, amanhã eu faço, amanhã eu resolvo. Ansiedade, correria, sem foco, querendo agradar a todos e esquecendo da principal, Eu mesma.

Após o câncer percebo que o amor é a maior essência da vida. Planos para o amanhã sempre, vencendo as dificuldades diárias, mas com atitudes hoje. O universo me deu uma nova chance e está me impulsionando a seguir em frente.

VIDA

Aquela “baguncinha deliciosa” de cada dia. É gratidão, resiliência, superação. Vida é morrer a cada ciclo para que outro renasça

Os próximos passos após cirurgias, quimioterapia, radioterapia, imprevistos como tromboses e infecções, é seguir rigorosamente os protocolos e cuidados, sendo fiel aos exames, consultas e orientações médicas.

Agradeço a cada pessoa que passou pela minha vida durante essa fase, o pessoal da Convívio que me acolheu tão bem, aos profissionais do Instituto do Câncer, todos sem exceção e aos médicos que foram grandes salvadores da minha vida,  Dra. Erica Dayrell, Dra. Sandra Cristina, Dr. José de Barros, Dr. Henrique Vasconcelos, Dra Pollyanna Rocha, Dra Angélica Nogueira, Dr. Gustavo Jacob e Dra Carolina Vieira.

Vocês são extremamente importantes para mim. Muito obrigada a todos.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?