“Eu que cuidava das pessoas, precisei ser cuidada”

Deusângela Vargas de Paula

Deusângela, técnica de enfermagem do Instituto do Câncer, nos conta como é deixar de cuidar e tornar-se uma paciente.

Em março de 2018, a técnica de enfermagem Deusângela Vargas de Paula, que há 14 anos trabalha no Hospital Imaculada Conceição, foi diagnosticada com câncer de mama.

Ela que sempre cuidou das pessoas, agora se via no lugar de paciente. “ Nunca pensei que passaria por isso. Fazia sempre a prevenção e os exames estavam em dia”, afirma Deusângela.

A técnica de enfermagem conta que tudo começou quando notou uma diferença em seu mamilo, que a deixou alerta. Realizou os exames, que inicialmente não detectaram nada, porém ainda preocupada insistiu em novas análises.

A profissional, após realizar a biópsia que confirmou o diagnóstico, iniciou seu tratamento em agosto de 2018 e agora finaliza esta etapa com muita alegria, tocando as três badaladas do sino da vitória.

“Sofri muito com o tratamento, mas aprendi muito mais. Quem me deu força foi Deus em primeiro lugar e meu marido que sempre me acompanhou e ficou ao meu lado desde o início. Aprendi a valorizar mais a vida, as pessoas que eu amo, as pequenas coisas. Perder o cabelo, foi o de menos. A ficha demorou a cair, cheguei a querer desistir, mas meus filhos, amigos, familiares, foram peças fundamentais para eu vencer esta etapa da minha vida. O Instituto do Câncer se tornou meu segundo lar. Novos amigos eu fiz e um novo proposito adquiri após o tratamento. Quero viver muito mais”, completa.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?