A importância do atendimento psicológico

A importância do atendimento psicológico a pacientes oncológicos e seus familiares.
     Receber o diagnóstico de uma doença como o câncer e iniciar tratamento contra o mesmo, mexe muito com a vida de qualquer pessoa e de todos que estão à sua volta. As reações são as mais diversas. Diante disso, há pessoas que apresentam negação, raiva, revolta, angústia, tristeza, ansiedade, medo, baixa autoestima e insegurança. Por outro lado, há os que se conformam e aceitam o adoecimento e o tratamento, mas ainda assim, sentem-se, em algum momento, angustiados, ansiosos e inseguros. Por isso, o acompanhamento psicológico é importantíssimo para quem está atravessando esse momento.
     O psicólogo acolhe, escuta e oferece espaço para que a pessoa manifeste seus sentimentos. Ele auxilia o paciente a compreender e aceitar o que está sentindo, para que o mesmo consiga encontrar maneiras de lidar com suas emoções. O atendimento psicológico proporciona bem-estar psíquico e melhores condições emocionais para o enfrentamento do adoecimento e do tratamento.
     O medo de perder o ente querido, a sensação de impotência, a ansiedade, a tristeza e as dificuldades relacionadas ao tratamento, atingem, de forma profunda, os familiares. Dessa forma, eles necessitam de apoio psicológico, tanto quanto o paciente, para que consigam lidar melhor com seus sentimentos e obter maior equilíbrio emocional. 
     Sendo assim, o psicólogo trabalha em conjunto com o paciente e seus familiares para auxiliá-los a lidar de forma mais saudável com suas emoções, com as mudanças e as perdas advindas dos mesmos. Além disso, possibilita o fortalecimento e o crescimento pessoal, auxiliando o paciente a um equilíbrio psíquico.

Ana Cecília Maia
Psicóloga do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição – CRP 04/35116

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?