20 de Janeiro – Dia do Farmacêutico

Queremos homenagear nosso farmacêutico Alexandre Pinto de Oliveira Filho, colaborador do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição em Curvelo.

Saiba mais sobre a atuação do farmacêutico no Instituto do Câncer:

“O farmacêutico, assim como todos os membros da equipe multidisciplinar em oncologia, tem grande importância no tratamento contra o câncer. Cabe a ele não só a manipulação e preparo dos medicamentos da quimioterapia, mas também todo o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente.

A grande maioria dos pacientes utiliza outros medicamentos que podem interferir no tratamento quimioterápico, como por exemplo: antidepressivos, ansiolíticos, anti-hipertensivos e antidiabéticos. Nesses casos entra o farmacêutico no aconselhamento e orientação para otimizar o tratamento, levando as informações para a equipe médica, analisando o custo-benefício, sempre visando o bem estar do paciente.

Logo, o farmacêutico age para inibir interações medicamentosas, prevenir e tratar efeitos colaterais, tranquilizar o paciente ao explicar a ação dos medicamentos e se colocando sempre à disposição para ajudar e informar. Além disso, sempre surgem dúvidas sobre utilização de chás, suplementos e alimentos, frutos do conhecimento popular, que prometem curar e prevenir doenças. Porém, por mais inofensivos que pareçam ser, também podem comprometer a saúde do paciente, sendo dever do farmacêutico saber extrair essas informações, afim de orientar e corrigir esses hábitos. Importante frisar também que o tabagismo e o alcoolismo, comportamentos que podem levar a diversos tipos de câncer, não são nada recomendados durante o tratamento, questão que pode parecer óbvia para alguns, mas é regularmente levantada pelos pacientes.

Enfim, o farmacêutico age em diversas vertentes do tratamento, devendo estar sempre presente, ao lado do paciente, fazendo um elo com a equipe médica, afim de transmitir o máximo possível de informações, fazendo com que o tratamento seja realizado da melhor maneira possível, atingindo grandes chances de sucesso.”

 

Alexandre Pinto de Oliveira Filho
CRF: 22.199

Veja como você pode fazer a sua doação.

Central de atendimento

Ligue para o telefone (38) 3721-3399 e fale com um de nossos agentes.

Débito na Conta da CEMIG

É rapidinho! Autorize pelo telefone (38) 3721 3399 ou (38) 9 9149 0061.

Depósito Bancário

Você pode optar pelo depósito bancário no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob Credpit.

Mensageiro Solidário

Nas visitas de nossos mensageiros, você escolhe como quer fazer sua doação: dinheiro, cheque e cartão de crédito ou débito.

Pagamento Online

Rápido e seguro, você pode doar através do ambiente segura da Cielo via cartão de crédio ou débito.

Abrir chat
1
Olá,
Podemos ajudar?